Veja vantagens e desvantagens de comprar produtos naturais a granel

31 de dezembro de 2019

Assinado por:  Camilla Muniz



Higiene de funcionários e temperatura da loja são itens a serem observados

RIO - Impulsionadas pela onda fitness, lojas de produtos naturais a granel estão se popularizando no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Quem se beneficia da moda é o consumidor, que consegue economizar comprando alguns tipos de cereais, ervas e temperos nessas casas em vez de ir aos supermercados — há produtos cujos preços não compensam, então é preciso comparar os valores caso a caso.

A grande vantagem de adquirir itens alimentícios a granel é a possibilidade de levar para casa pequenas quantidades, o que evita desperdícios. As embalagens industrializadas, comercializadas nos mercados, costumam ser maiores e não dão alternativa ao comprador.

Por outro lado, a desvantagem é que produtos que não passaram por processamento industrial, como os vendidos a granel, são mais suscetíveis à contaminação. Por isso, os vasilhames de armazenamento devem estar limpos e permanecer fechados, para evitar ao máximo o contato com a umidade. Segundo a nutricionista Marta Moeckel, especialista em alimentação coletiva, os consumidores devem prestar atenção se a loja de artigos naturais tem temperatura adequada, em torno de 25 e 26 graus.

— Muitas vezes, os alimentos vêm do campo com ovos de insetos, que se desenvolvem com o excesso de calor. O resultado é a contaminação por carunchos, fungos e bolor — explica Marta Moeckel, conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (CRN-4).

Informação é direito básico do consumidor

A higiene dos funcionários do estabelecimento é outro ponto a ser observado: todos devem usar toucas nos cabelos e higienizar as mãos antes de manipular os produtos. Nos vasilhames, deve estar aparente uma etiqueta com informações claras sobre o alimento, como a procedência (nome do fornecedor) e os dados nutricionais.

— O consumidor pode e deve exigir a data de validade. É um direito básico — ressalta a nutricionista.

Quanto mais rotatividade a loja de artigos naturais a granel tiver, melhor. Isso dá mais segurança ao cliente, pois significa que os alimentos não estão estocados há muito tempo. Ao chegar em casa, o item adquirido deve ser transferido do saquinho onde geralmente é pesado para um recipiente de vidro ou plástico higienizado e com tampa. Nele, é importante colar a etiqueta fornecida pelo estabelecimento, com o prazo de validade. Em épocas mais quentes, é recomendável guardar tudo na geladeira, para reduzir o risco de contaminação e garantir que as compras durem mais. 
1 de setembro de 2021
Café moído acumula alta de 13,21% em 12 meses Foto: Pexel s
27 de agosto de 2021
Decoração com plantas é tendência na pandemia  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Sabonete em barra é mais econômico e gera menos lixo  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Mega Feirão Chatuba traz ofertas para porcelanatos, pisos e revestimentos 
23 de agosto de 2021
Quartzo possui cores mais uniformes  Foto: Pexels
19 de agosto de 2021
Decoração com elementos naturais, como palha, madeira e plantas, está em alta  Foto: Divulgação
11 de agosto de 2021
A maquiadora Fernanda Gonçalves aposta em uma sombra rosa para compor o visual  Foto: Divulgação
10 de agosto de 2021
Folhas tendem a sofrer mais com temperaturas extremas  Foto: Pexels
5 de agosto de 2021
Custo do quilowatt-hora será de quase R$ 1 neste mês Foto: Pexels 
2 de agosto de 2021
Galpão self storage da empresa Guarde Perto, na Barra da Tijuca Foto: Divulgação 
Mais Posts