Casa com estilo: confira 5 tendências de decoração que não pesam no bolso
19 de agosto de 2021
Decoração com elementos naturais, como palha, madeira e plantas, está em alta
Foto: Divulgação
Assinado por: Stephanie Tondo
Tendências de decoração econômicas
Wabi-Sabi
O que priorizar: materiais naturais com imperfeições, cerâmica rústica, cores neutras, móveis de brechó, plantas secas.
O estilo se tornou mais conhecido após o rapper Kanye West contar que foi essa a inspiração para a decoração de sua casa com a celebridade da internet Kim Kardashian. Com origens japonesas, a tendência consiste em valorizar as imperfeições e os desgastes do tempo. Para aderir, vale a pena apostar em cerâmicas com aspecto rústico e garimpar na casa dos pais e dos avós objetos e móveis antigos. Nas paredes, cores neutras.
Materiais naturais
O que priorizar: madeira, palha, crochê, linho, cerâmica, artesanato.
Para quem quer criar um ambiente mais aconchegante e rústico, a decoração natural, com elementos da natureza e cores neutras, é uma grande aliada. Vale a pena apostar em cores pastéis e terrosas nas paredes, como bege e terracota, ou, para os mais ousados, criar um contraste com tons mais vibrantes de azul ou verde, por exemplo.
Industrial
O que priorizar: madeira rústica, peças de aço ou cobre, couro e cimento.
A decoração industrial continua em alta, e o lema aqui é priorizar elementos mais brutos, como o aço e o cimento. Móveis improvisados, com caixas de madeira e pallets, também são bem vindos. Materiais naturais, como madeira e couro, ajudam a trazer aconchego e calor para o ambiente.
Nas paredes, vale a pena apostar em tons de cinza, com elementos coloridos na decoração, principalmente as cores primárias, como vermelho, amarelo e azul.
Urban Jungle
O que priorizar: plantas, tons de verde e terrosos, elementos urbanos
Traduzido como "selva urbana" esse estilo ganhou força na pandemia, quando muitas pessoas passaram a levar mais verde para dentro de casa. Consiste em criar uma espécie de jardim dentro de casa, com muitas plantas e elementos naturais, mas sem abrir mão do estilo urbano. Por isso, é comum que seja integrado com elementos do estilo industrial. Na decoração, vale a pena apostar em quadros e almofadas com temáticas naturais.
Monocromático
O que priorizar: paredes, móveis e objetos decorativos coloridos
O estilo monocromático pode ser usado principalmente em espaços menores, como corredores e banheiros, ou pequenos cantos da casa. Vale pintar todas as paredes da mesma cor, incluindo móveis e objetos no mesmo tom. Ou, para os menos ousados, apostar apenas em alguns pontos de cor em um ambiente mais neutro.