Tendência ‘urban jungle’ continua em alta; saiba como decorar a casa sem gastar muito
27 de agosto de 2021
Decoração com plantas é tendência na pandemia
Foto: Pexels
Assinado por: Stephanie Tondo
Observar a iluminação e a ventilação do ambiente é importante antes de escolher as plantas
O uso de plantas na decoração ganhou força na pandemia e criou um estilo que já tem até nome: urban jungle. A expressão em inglês significa selva urbana e consiste na combinação do verde das plantas com a decoração industrial das grandes cidades. Para aderir à tendência, que continua em alta, não é preciso gastar muito.
— Suas características principais são a de aproximar a rotina urbana com o verde, deixar os ambientes confortáveis e com o benefício de purificar o ar. É necessário criar uma composição e refletir o estilo no mobiliário e objetos de decoração, apostando em materiais naturais, como pedras naturais, madeiras, em tons terrosos e verdes — afirma a arquiteta Liz Marina Moreira, do Estúdio Casa70.
O primeiro passo para implementar esse estilo na casa é avaliar quais plantas podem ser colocadas no ambiente que se deseja renovar. É necessário observar as condições de iluminação e ventilação do local, e buscar espécies que sejam recomendadas para aquele espaço.
Por exemplo, a costela-de-adão exige locais bem iluminados, porém, sem sol direto. Além disso, é preciso regar duas vezes na semana. O mesmo vale para a samambaia, que também não gosta de ventos fortes, mas exige locais com ventilação.
Outro ponto importante para quem possui animais de estimação é verificar se a planta escolhida é venenosa ou tóxica para os pets.
Liz ressalta ainda que o ideal é escolher espécies que se encaixem na rotina da família. Suculentas e plantas de folhas grossas em geral são mais resistentes do que espécies com folhas mais finas. Algumas exigem podas ou adubação recorrente e podem acabar dando mais trabalho e despesa.
— Faça testes de composição com vasos e jardins verticais e, aos poucos, vá aumentando a quantidade de plantas, de acordo com a sua disponibilidade para realizar a manutenção — recomenda Liz.
Para aqueles que não desejam ter tantas plantas, mas gostam da estética do verde, vale a pena apostar em itens de decoração com essa temática, como almofadas e quadros com estampas de cactos e costelas-de-adão, por exemplo.
Nas paredes, a cor verde ou tons terrosos são os mais indicados, além do cinza, que cria o contraste urbano. Materiais naturais na decoração, como palha e madeira, também são recomendados.
Como aderir ao urban jungle sem gastar muito
Pesquise preços
Os preços de plantas variam muito entre cada estabelecimento. Em geral, floriculturas são mais caras, enquanto hortos e mercados municipais tendem a ter preços melhores. Faça uma lista das plantas que deseja e compre todas no mesmo lugar para tentar negociar descontos.
Aposte na decoração
Plantas podem ser caras e exigem cuidado diário. Uma opção para economizar é apostar em itens de decoração, como quadros, almofadas, velas e louças em formato de folhas.
Pintar uma parede ou um canto da casa de verde também ajuda a dar uma impressão de mais verde.
Opte pelas mudas
Mudas são uma boa opção para economizar, pois costumam ser mais baratas e ainda é possível ganhar de parentes e amigos que tenham plantas. Mas atenção porque, como ainda estão pequenas, essas plantas podem exigir mais cuidados no início.