Quer fazer uma reforma em casa? Veja dicas para economizar
5 de novembro de 2020
Para economizar, é preciso calcular a quantidade certa dos itens a serem comprados Foto: Arquivo
Assinado por: Letycia Cardoso
Com o isolamento social, a casa virou, ao mesmo tempo, ambiente de trabalho e de lazer. Com isso, diversas pessoas sentiram a necessidade de repaginar os espaços por meio de pequenas reformas. Na internet, as buscas por "como reformar uma casa" cresceram mais de 50% ao longo dos últimos 12 meses.
Para a arquiteta Maisa Santos, do escritório MAIS.Arqurb, as pessoas passaram a desfrutar mais dos ambientes, o que provocou o desejo de efetuar mudanças para ter suas necessidades melhor atendidas. Como consequência, o preço dos materiais de construção aumentou no mercado e muitas lojas tiveram itens esgotados em seus estoques.
Imagem de chamada
— Muitas fábricas pararam suas produções por um período, além de terem sofrido com a falta de fornecimento de matérias-primas. Este fato, somado à maior procura, desregulou o mercado — explica Maisa: — Caso não tenha prazo para cumprir, cabe pesquisar no mercado local e na internet, para comparar valores e a disponibilidade de entrega dos produtos. Já se a obra tiver um prazo curto, a pronta entrega pela internet pode ser uma boa solução.
Essa foi a estratégia adotada por Silvana Martins, de 44 anos, integrante do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio, ao comprar mantas de PET e placas de lambri para fazer uma obra na quarentena.
— Meu marido precisou rebaixar um telhado, pois está em home office. Como o telhado era de madeira, o nosso segundo andar esquentava muito e ficava desconfortável para ele trabalhar — conta Silvana: — Pesquisamos o preço do material e compramos pela internet. Algumas poucas coisas compramos numa loja perto de casa. A mão de obra é toda do meu marido. Então, o custo fica menor.
Para evitar comprar itens desnecessários ou em quantidade superior à que será utilizada, Maisa Santos recomenda contratar uma consultoria arquitetônica ou de interiores, que pode ser realizada até mesmo à distância.
— A consultoria pode direcionar melhor a solução dos problemas através da orientação de um material mais adequado ou do apontamento de alternativas que possam diminuir os custos sem perder qualidade e funcionalidade técnica. Também pode direcionar o cliente de maneira que ele mesmo possa executar um tipo de serviço para a reforma ou remodelação dos espaços — afirma.
Veja dicas para gastar menos em obras:
Materiais
Antes de colocar a mão na massa, faça as contas de tudo o que vai precisar em suas devidas quantidades. Pesquise o preço na internet e no comércio local, se possível. Leve em consideração também o custo do frete na hora de fazer a comparação.
Reaproveitamento
Tente sempre salvar o móvel antes de pensar em se desfazer, ainda que em parte. Um móvel de madeira desmontado pode virar nicho ou prateleira. Também é válido perguntar se amigos têm algum item decorativo do qual pretendem se desfazer ou alguma lata de tinta da última reforma.
Acabamentos
Os rodatetos normalmente são em gesso. E as boiseries, revestimentos parecidos com molduras em alta para decorar paredes, em gesso, madeira ou polipropileno. Mas, atualmente, há no mercado opções em EVA autocolantes, que já vêm com indicação de como cortar e aplicar sozinho.
Escritório
A cadeira deste ambiente precisa ser funcional e confortável, já que ela é usada para estudo e trabalho, mas pode também servir como objeto decorativo, dependendo de seu design e de sua cor. Pesquise bastante para não se arrepender após a compra.
Identidade
A escolha de itens decorativos que remetam ao morador é uma forma interessante de repaginar o ambiente. Boas opções são emoldurar em quadros fotografias que ele mesmo tirou ou até usar objetos pessoais como raquetes e bicicletas, entre outros.