Pão francês e leite ficaram mais caros em abril; veja como economizar no café da manhã
30 de abril de 2021
Pão francês teve alta de 1,73%
Foto: Simone Marinho
Assinado por: Stephanie Tondo
Frutas tiveram redução de preços na prévia da inflação medida pelo IPCA
O café da manhã tradicional do brasileiro ficou mais caro na prévia da inflação de abril, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). O pão francês teve alta de 1,73%, enquanto o leite longa vida subiu 1,75%.
As frutas, por outro lado, tiveram queda de 2,91% nos preços, se tornando uma boa opção para quem busca uma alimentação mais saudável.
Para economizar, as famílias podem tentar substituir o pãozinho com manteiga de manhã por frutas ricas em carboidratos, como a banana, a manga e o caqui.
Outro clássico brasileiro, o cuscuz de milho é outra boa opção para o café da manhã, podendo ser consumido com manteiga, ovo ou até mesmo banana-da-terra.
Há ainda a possibilidade é substituir o pão francês da padaria pela tapioca ou por pães caseiros, sugere Izaura Alice, integrante do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta" — plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.
— Adoro tomar café na padaria, mas está impraticável. Às vezes me aventuro a fazer pão em casa. Tapioca é outra opção. Costumo rechear com o que a promoção da semana permite. Banana, queijo branco com orégano e chocolate são os top 3 — diz Izaura.
Para os mais habilidosos na cozinha, vale a pena buscar receitas de pão de batata-inglesa e de cenoura, já que os dois alimentos tiveram baixas nos preços de 5,03% e de 13,58%, respectivamente.
Já o cálcio do leite pode ser obtido também em queijos, além de alimentos de origem vegetal, como aveia, soja e frutas como a ameixa seca, limão, laranja, tangerina e açaí.
Pão francês será vendido por peso
O pão francês deverá ser vendido por peso, a partir de 1º de junho, e não mais por unidade, segundo portaria do INMETRO. O preço do quilo do produto deverá ser afixado próximo ao balcão de venda, em local de fácil visualização pelo consumidor.
Por isso, na hora de comprar, o cliente também deve ficar atento ao valor do quilo para avaliar se o preço da unidade ficou mais alto do que era.