Mãos à obra: bricolagem ajuda a reduzir gastos com a casa
24 de janeiro de 2020
Assinado por: O Globo
É preciso adquirir ferramentas certas para cada trabalho e tomar cuidados para garantir bons resultados
O nome bricolagem vem do francês, mas, em bom português, significa colocar a mão na massa. Fazer por conta própria desde pequenos reparos em casa até projetos mais ousados, como reformas, pode ajudar a reduzir os gastos com a residência, já que elimina a despesa da contratação de um profissional para o serviço. É preciso, no entanto, adquirir as ferramentas certas para cada trabalho e tomar alguns cuidados para garantir bons resultados.
Bricoleiros — como são chamados os adeptos da bricolagem — iniciantes podem se aventurar em atividades mais simples, como montar móveis, pintar paredes e aplicar efeitos nelas, instalar torneiras e tomadas, trocar resistências de chuveiros e fazer o tratamento de piscinas. Quem já tem certa experiência na realização de trabalhos manuais pode ir além: assentamento de pisos, construção de móveis de madeira, aplicação de porcelanato líquido, instalação de batentes e drywall (gesso acartonado) e impermeabilização de paredes e lajes são algumas das possibilidades.
— É fundamental que, primeiramente, o bricoleiro leia manuais, assista a tutoriais e se informe sobre os passos a serem seguidos. Importante também atentar ao uso dos equipamentos de proteção individual, os EPIs, como óculos e luvas. A pessoa deve avaliar o nível de complexidade e duração do serviço. Possuo todo o material necessário? Tenho todas as instruções para iniciar e concluir o trabalho? Essas são ponderações a fazer — alerta a analista de comunidade da Leroy Merlin, Bruna Masi.
A Leroy Merlin oferece, em suas unidades, cursos básicos sobre reparos e repaginação de ambientes. A programação pode ser acessada na plataforma Comunidade, onde são realizadas as inscrições.
A internet é a fonte de aprendizado da consultora Vivian Cruz, de 39 anos, que costuma adotar o "faça você mesmo" para reduzir a despesa quando algum serviço precisa ser executado em casa. Foi com a ajuda de vídeos publicados nas redes sociais que ela colocou prateleiras para livros na parede e, assim, conseguiu economizar uma boa quantia.
— Fui à madeireira e pedi para cortar três prateleiras. Depois, comprei os suportes e fiz a instalação. Aprendi a me virar e sempre coloco a mão na massa nas reformas, para a pintura, por exemplo. Além de recorrer à internet, gosto de conversar com quem entende do assunto para pegar dicas — diz Vivian, que pertence ao time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais O GLOBO, EXTRA e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.
Fáceis de encontrar em lojas de materiais de construção, martelo, prego, furadeira, pincéis, alicate, fita isolante e buchas são ferramentas básicas para bricolar. O ideal é comprá-las e montar um kit para deixar à disposição em casa. No mercado, também há produtos vendidos com rótulo de bricolagem, o que indica que são fáceis de serem instalados sem auxílio profissional. Em geral, são cômodas, prateleiras, chuveiros e torneiras.