Ingredientes naturais são alternativa barata a tratamentos de beleza durante a quarentena
30 de março de 2020
Assinado por: Camilla Muniz
Na quarentena, consultórios e clínicas dermatológicos estão fechados
RIO - Feitas com produtos de baixo custo encontrados à venda em supermercados e armazéns, as boas e velhas receitas caseiras de beleza são grandes aliadas de quem não abre mão de cuidar da aparência nestes tempos de coronavírus. Enquanto consultórios dermatológicos e centros de estética permanecerem fechados para contenção da Covid-19, recorrer a ingredientes naturais é uma alternativa barata e saudável para deixar pele, cabelos e unhas mais bonitos.
— Dá para usar o que já se tem em casa, como mel, abacate, aveia e leite ou água de coco. Agora é hora de aproveitar que há tempo disponivel para cuidar mais da gente. Além disso, é bom para dar uma pausa no meio da loucura causada pela pandemia — afirma a dermatologista Patricia Silveira, especialista em dermatologia natural.
De acordo com a médica, o azeite de oliva é um excelente hidratante para cabelos, unhas e pele. Nos fios, ele protege contra a agressão da água quente e de compostos de xampus utilizados na lavagem. Nas unhas, age como emoliente de cutículas. Basta massagear a área do corpo escolhida e deixar por cerca de 20 minutos, para uma absorção eficiente, antes de retirar o produto no banho.
Chás verde, preto, de camomila, de erva-cidreira e de capim-limão podem ser preparados e usados como tônico facial, em forma de compressas ou simplesmente borrifados sobre a pele. Eles contêm antioxidantes que ajudam no combate a radicais livres. Dessa maneira, atuam como anti-inflamatórios e contribuem para retardar o envelhecimento. O chá de camomila ajuda no combate às olheiras também.
Já a borra do café, misturada ao azeite, se transforma em um esfoliante para rosto e corpo. O ideal é utilizar a receita uma vez na semana ou a cada dez dias, para auxiliar a renovação celular.
— É ótimo para passar no bumbum, para diminuir a foliculite, nas pernas e nos pés, que costumam ter a pele mais grossa. O efeito é de peeling mecânico, porque ocorre a remoção da camada córnea (estrato mais superficial da pele) — indica Patricia Silveira, ressaltando que a esfoliação deve ser feita com movimentos circulares.
Ao abacate, também pode ser adicionado azeite ou outro óleo vegetal — de coco, gergelim ou jojoba — para preparação de máscaras hidratantes faciais ou capilares. A pasta pode ser aplicada em todos os tipos de pele: nas oleosas e com tendência a acne, a remoção com água e sabonete é obrigatória, para evitar a obstrução de poros; nas secas, é necessário retirar apenas o excesso.
Aveia e mel juntos dão origem a uma máscara calmante para áreas do corpo com pelos encravados. Vinte a 30 minutos sobre os locais de inflamação são suficientes para a mistura fazer efeito. Segundo a dermatologista, o mel tem propriedades antibacterianas, mas é preciso utilizar um produto de boa qualidade para obter os benefícios.
Água ou leite de coco acrescentados à argila — de qualquer cor — formam máscaras que servem para esfoliar e hidratar a pele do rosto e do couro cabeludo. Para quem tem caspa, a receita promove alívio dos sintomas, pois ajuda a remover as incômodas escamas. Como o leite de coco é mais gorduroso, pessoas de pele oleosa devem dar preferência à água do fruto. E, ao comprar a argila, é importante se certificar da boa procedência do ingrediente, para não levar para casa um produto retirado de solo contaminado por agrotóxicos ou resíduos industriais.
O mamão, por sua vez, tem poder cicatrizante graças a uma substância chamada papaína. A parte da fruta que fica mais próxima da casca deve ser raspada e passada pura na pele, para auxiliar o tratamento de machucados com casquinhas. Depois de alguns minutos de ação, é só retirar com água.
— Os ingredientes naturais não têm grande potencial alérgico e são ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Cerca de 50% do que colocamos sobre a pele penetra até as camadas mais profundas e atinge os vasos sanguíneos. Para o organismo, é mais fácil absorver nutrientes de fontes da natureza do que de uma via sintética, como um comprimido — explica a médica.
Adepta de truques caseiros de beleza, a administradora Thaissa da Silva Santos, de 29 anos, tem usado óleo de coco para hidratar os cabelos durante a quarentena provocada pela pandemia no novo coronavírus.
— Os fios ficam mais macios e com brilho. Também gosto de misturar argila, que é bem baratinha, com água e aplicar no rosto. É importante fazer uma pesquisa de preços antes de comprar, principalmente o óleo de coco, porque pode haver uma variação grande dependendo da marca — diz a integrante do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.
A dermatologista Patricia Silveira alerta que receitas com ingredientes naturais devem ser preparadas na medida para utilização única, uma vez que a durabilidade delas é baixa e o armazenamento, não aconselhável. Evitar frutas cítricas nas misturas é um cuidado importante para afastar o risco de surgimento de manchas após exposição ao sol. Para pessoas de pele sensível ou com qualquer tipo de processo inflamatório cutâneo, esfoliações não são recomendadas.