Encartes de lojas ajudam a encontrar o caminho para os descontos e a economia
22 de novembro de 2019
Assinado por: Extra
A roteirista Izaura Alice planeja as compras a partir dos encartes das lojas Foto: Agência Globo
Encartes de lojas de varejo são como um mapa do tesouro para economizar. Os folhetos trazem os melhores preços da semana e ajudam no planejamento das compras. Consumidores juntam os impressos das principais redes e organizam uma lista dos produtos e dos endereços onde estão os melhores descontos. A maioria dos sites dos varejistas traz a versão digital dos folders com as promoções. São muitos. Um atalho são as plataformas que reúnem em um único endereço os melhores encartes da semana.
Uma delas é a "Qual oferta", plataforma dos jornais O GLOBO, Extra e Expresso que reúne no impresso e no digital as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio. As ofertas têm a curadoria de um grupo de leitores com diferentes perfis, os “caçadores de ofertas”. A roteirista Izaura Alice, que faz parte desse grupo, planeja as compras a partir dos encartes. Para isso, reúne vários folhetos e seleciona promoções e lojas onde vai comprar. Sua mesa de trabalho fica cheia de impressos com as promoções.
— Colegas, familiares, quem me conhece sempre que vê um encarte traz pra mim — diz Izaura que agora consulta os folhetos na plataforma "Qual oferta". — A praticidade de ter acesso aos encartes e, automaticamente, avaliar os melhores preços é tentadora. Em poucos cliques ficamos por dentro das ofertas. Ainda mais sendo num site de confiança – afirma a roteirista.
Izaura faz questão de destacar que “não compra por impulso”. Ela faz o roteiro do consumo consciente e a lista de compras se restringe aos produtos de que realmente precisa.
— Pesquiso em encartes de supermercados, farmácias e lojas de departamentos. Compro por necessidade e só o necessário — afirma.
Um caminho para economizar com os encartes é justamente o planejamento. A sugestão é do professor de marketing e gestão comercial MBAs da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Kanter. Segundo o especialista em varejo, o consumidor mais organizado tira mais proveito dos folhetos promocionais.
— Os encartes são feitos para atrair o consumidor para dentro da loja. O cliente, porém, deve planejar antes de ir às compras. As ofertas são por um determinado período e a pessoa deve prestar atenção a esses prazos para não perder o desconto — ensina Kanter, diretor da CanalVertical, uma consultoria para o setor de varejo.
O professor da FGV afirma, porém, que os brasileiros começam a se educar para o consumo planejado e cita o exemplo da Black Friday. Segundo ele, a superpromoção de novembro é um motivo para o consumidor programar a compra com antecedência.
— As pessoas se organizam com bastante antecedência para comprar na Black Friday. Seria bom que levasse esse hábito para o dia a dia — afirma Kanter.