Dicas de compra e uso ajudam a reduzir gastos com produtos de limpeza
5 de fevereiro de 2020
Assinado por: Camilla Muniz
Aproveitar as promoções semanais e seguir as instruções dos rótulos estão entre as medidas que podem ser adotadas
O uso correto dos materiais de limpeza contribui para a redução da despesa com esses itens. De acordo com a personal organizer e professora de serviços domésticos Ingrid Lisboa, muitas pessoas acabam gastando mais dinheiro porque desconhecem a indicação dos produtos.
— Por exemplo, sabão em pó ou líquido não foi feito para lavar banheiro. Para a limpeza de box, vidros e cerâmica, o melhor produto é o detergente, que foi desenvolvido para tirar a sujeira de louças e metais. Há desperdício de dinheiro quando a pessoa usa algo que custa 15 reais em vez de outra de dois reais para realizar uma tarefa. É muita diferença — destaca Ingrid.
Outro produto bastante utilizado de maneira inadequada é o saponáceo. Segundo a especialista, trata-se de um polidor, não de um detergente. Por isso, não é necessário usá-lo diariamente. A leitura atenta dos rótulos é a melhor forma de conhecer as reais indicações dos materiais de limpeza.
— Isso é uma coisa importante: a pessoa precisa estudar para ver se não existe um produto mais barato e eficiente para a tarefa dela — frisa.
No dia a dia, as informações do rótulo contribuem para o aproveitamento máximo dos produtos. Diluíveis devem ser misturados à água na proporção recomendada pelo fabricante. Se a embalagem indicar a aplicação direto na superfície ou em um pano, a instrução deve ser seguida para que a limpeza seja mais eficaz. Com isso, é possível fazer com que o produto renda mais e os gastos nas compras sejam reduzidos.
Limpadores de superfícies, álcool e removedores em geral devem ser aplicados com borrifadores — acessório barato e fácil de encontrar —, que dosam melhor a quantidade de líquido usada. A utilização de panos de microfibra, que não absorvem excesso de produto, é a mais indicada para quem quer economizar.m menos.a execução.