Dicas de compra e uso ajudam a reduzir gastos com produtos de limpeza

5 de fevereiro de 2020

Assinado por: Camilla Muniz

Aproveitar as promoções semanais e seguir as instruções dos rótulos estão entre as medidas que podem ser adotadas

Produtos de limpeza são itens de uso contínuo e, portanto, obrigatórios na lista de compras da casa. Já que a despesa não pode ser cortada, é preciso aprender a economizar. Para reduzir os gastos, é preciso, primeiro, ser estratégico na ida ao supermercado e, depois, utilizar corretamente os materiais para evitar desperdícios.

Antes de sair às compras, o ideal é verificar na despensa o que está faltando, para adquirir apenas o necessário. Quando percebe que as prateleiras estão ficando vazias, a jornalista e roteirista Izaura Barbosa, de 52 anos, já fica antenada nos encartes para ver as promoções. As compras são sempre semanais para aproveitar as ofertas.

— Compras mensais estão ultrapassadas para quem quer economizar. O melhor meio é se manter atualizado sobre as ofertas e garantir a oportunidade de estocar o produto que precisa em um precinho camarada. Quando os preços estão realmente imbatíveis, compro em quantidade sem medo de ser feliz — diz a membra do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais O GLOBO, EXTRA e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.

No mercado, vale a pena investir em produtos concentrados, que tendem a ser mais econômicos do que as versões comuns, ensina a personal organizer e professora de serviços domésticos Ingrid Lisboa. Refis também são boas opções: é interessante, primeiro, comprar o produto na embalagem original, mais cara, e depois preenchê-la com o conteúdo do refil, que custa menos. Ser flexível e se permitir testar marcas alternativas, mais baratas do que as líderes de mercado, é outra tática para economizar.

— Já fui mais fiel, comprando sempre produtos da mesma marca. Agora, busco preços mais baixos. Se desconfio da qualidade, compro um item apenas e experimento imediatamente. Se aprovado, ganho confiança pra comprar em maior quantidade. É possível economizar 20% a 30% não sendo fiel às marcas consagradas — afirma a "caçadora de ofertas" do "Qual oferta" Izaura Barbosa.

O uso correto dos materiais de limpeza contribui para a redução da despesa com esses itens. De acordo com a personal organizer e professora de serviços domésticos Ingrid Lisboa, muitas pessoas acabam gastando mais dinheiro porque desconhecem a indicação dos produtos.


— Por exemplo, sabão em pó ou líquido não foi feito para lavar banheiro. Para a limpeza de box, vidros e cerâmica, o melhor produto é o detergente, que foi desenvolvido para tirar a sujeira de louças e metais. Há desperdício de dinheiro quando a pessoa usa algo que custa 15 reais em vez de outra de dois reais para realizar uma tarefa. É muita diferença — destaca Ingrid.


Outro produto bastante utilizado de maneira inadequada é o saponáceo. Segundo a especialista, trata-se de um polidor, não de um detergente. Por isso, não é necessário usá-lo diariamente. A leitura atenta dos rótulos é a melhor forma de conhecer as reais indicações dos materiais de limpeza.


— Isso é uma coisa importante: a pessoa precisa estudar para ver se não existe um produto mais barato e eficiente para a tarefa dela — frisa.


No dia a dia, as informações do rótulo contribuem para o aproveitamento máximo dos produtos. Diluíveis devem ser misturados à água na proporção recomendada pelo fabricante. Se a embalagem indicar a aplicação direto na superfície ou em um pano, a instrução deve ser seguida para que a limpeza seja mais eficaz. Com isso, é possível fazer com que o produto renda mais e os gastos nas compras sejam reduzidos.


Limpadores de superfícies, álcool e removedores em geral devem ser aplicados com borrifadores — acessório barato e fácil de encontrar —, que dosam melhor a quantidade de líquido usada. A utilização de panos de microfibra, que não absorvem excesso de produto, é a mais indicada para quem quer economizar.m menos.a execução.


1 de setembro de 2021
Café moído acumula alta de 13,21% em 12 meses Foto: Pexel s
27 de agosto de 2021
Decoração com plantas é tendência na pandemia  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Sabonete em barra é mais econômico e gera menos lixo  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Mega Feirão Chatuba traz ofertas para porcelanatos, pisos e revestimentos 
23 de agosto de 2021
Quartzo possui cores mais uniformes  Foto: Pexels
19 de agosto de 2021
Decoração com elementos naturais, como palha, madeira e plantas, está em alta  Foto: Divulgação
11 de agosto de 2021
A maquiadora Fernanda Gonçalves aposta em uma sombra rosa para compor o visual  Foto: Divulgação
10 de agosto de 2021
Folhas tendem a sofrer mais com temperaturas extremas  Foto: Pexels
5 de agosto de 2021
Custo do quilowatt-hora será de quase R$ 1 neste mês Foto: Pexels 
2 de agosto de 2021
Galpão self storage da empresa Guarde Perto, na Barra da Tijuca Foto: Divulgação 
Mais Posts