Comprar tênis de corrida no meio do ano pode render descontos de até 35%
11 de março de 2020
Assinado por: Camilla Muniz
Tênis de corrida deve ser leve, resistente e confortável Foto: Simone Marinho
Com tantos modelos de tênis de corrida à venda, escolher um para levar para casa nem sempre é tarefa fácil. Mas descontos podem ajudar — e muito — na tomada de decisão. Para o consumidor preocupado em comprar um produto de qualidade sem gastar demais, deixar passar a época de lançamentos para adquirir o produto mais barato meses depois é uma estratégia que pode garantir preços até 35% menores.
— Sempre compro tênis no meio do ano, quando o preço dos que foram lançados no fim do ano já caiu de 25% a 35% — conta o servidor público Jeovani Oliveira, de 54 anos, membro do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.
Em geral, tênis de corrida recém-lançados trazem novas tecnologias, como sistemas de amortecimento e materiais diferentes, que prometem aumento de performance ao corredor. No entanto, para alívio de quem quer economizar, não é necessário ter o produto mais caro e moderno para garantir segurança e bom desempenho na prática esportiva.
— O que reduz o risco de lesão é o trabalho de fortalecimento muscular, mobilidade e estabilidade. Na hora de comprar o tênis de corrida, a pessoa deve dar preferência àquele que melhor se adapta ao orçamento e ao conforto dela. O custo benefício é o que deve orientar a escolha, não importa se a marca é x ou y — afirma o profissional de Educação Física André Seabra.
Participante de maratonas, Jeovani Oliveira fica sempre atento a promoções para pagar mais barato. Além disso, faz pesquisa de preços em lojas físicas e na internet antes de fechar negócio. No comércio online, vale a pena se cadastrar nos sites que comercializam tênis para receber cupons de desconto por e-mail. Segundo o servidor público, há marcas e estabelecimentos que mantêm convênio com organizadoras de corridas, e isso, às vezes, rende benefícios em compras para inscritos em provas.
Jeovani Oliveira compra tênis de corrida no meio do ano, quando os preços estão mais baixosJeovani Oliveira compra tênis de corrida no meio do ano, quando os preços estão mais baixos Foto: Marcelo Regua / Agência O Globo
De acordo com André Seabra, independentemente do preço e da marca, o tênis de corrida deve ser leve e resistente. Por isso, é importante observar se o modelo escolhido tem costuras reforçadas e se o material usado na fabricação é de boa qualidade. Além disso, o sistema de amortecimento deve contemplar todo o solado do calçado, e não apenas o calcanhar, para que o conforto seja maior.
— Minha dica é fugir de tênis cujo solado é de borracha em vez de gel. Quando molham, estragam, porque mofam. Outro problema é que a borracha deforma e, conforme a pessoa corre ou caminha, a sola gasta só de um lado. O gel sofre desgaste de forma homogênea — indica Oliveira, "caçador de ofertas" do "Qual oferta".
Na hora da compra, o consumidor com a intenção de poupar não pode se esquecer da durabilidade dos tênis de corrida. Segundo Jeovani Oliveira, um par dura seis meses se for calçado três vezes na semana. Se a frequência de uso for maior, a vida útil cai para três meses. Por causa disso, Jeovani preferiu adquirir dois pares de tênis medianos a um top de linha para usar em seus treinos diários.
— Vou revezando os dois nos treinos. Um custou R$ 300, e outro, R$ 250. Ambos foram comprados com desconto. O que gastei ficou a metade do preço de um top — diz.
Saldões após o Natal e a Black Friday são boas oportunidades para encontrar promoções de tênis de corrida.o preciso, a troca da placa antiga pela Mercosul.