6 cuidados para aumentar a vida útil do seu notebook

8 de dezembro de 2020

Tenha cuidado com transporte, superaquecimento e líquidos perto do seu computador Foto: Reprodução/Samsung

Assinado por: Shoptime - Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Atenção com o transporte, não deixar a bateria zerar e evitar situações de superaquecimento vão ajudar a fazer seu computador funcionar bem por mais tempo

Com os cuidados corretos, é possível garantir o bom funcionamento e aumentar a vida útil dos seus eletrônicos. E isso vale, especialmente, quando falamos de notebooks.


Diferentemente dos computadores de mesa, os notebooks são carregados para todos os lados: faculdade, trabalho, do escritório para o quarto, de casa para um café. Alguns desses locais podem não ser indicados para os computadores portáteis e, além disso, a movimentação pode prejudicar o equipamento.


Para fazer com que seu notebook dure por mais tempo, o Shoptime tem seis dicas de cuidados.


1. Evite o superaquecimento


Quem nunca levou o notebook para a cama e colocou em cima do cobertor? Ou deixou-o apoiado em uma almofada, para trabalhar com o computador no colo?


O problema é que o calor é inimigo do seu computador. Deixá-lo sobre um cobertor, manta, sofá ou almofada de tecido pode bloquear o fluxo de ar sob o notebook, onde seus pequenos apoios de borracha geralmente o deixam acima da superfície, quando usado em uma mesa.


O superaquecimento reduz a vida útil do equipamento e pode comprometer o hardware e a bateria. Portanto, coloque-o sempre em uma superfície plana ou certifique-se que, no seu colo, nada bloqueie o fluxo de ar.


Também existem mesinhas especiais para serem usadas na cama ou sofá com mais conforto e apoios com ventoinhas e coolers para baixar a temperatura do equipamento na mesa do escritório.


2. Não deixe a bateria zerar


A medição da bateria de um notebook é feita em ciclos. Deixar a carga zerar significa encerrar um ciclo e, de acordo com teste realizado pelo site batteryuniversity.com, com 300 ciclos de descarga completa do seu aparelho, a bateria perde 30% da capacidade.


Por isso, é importante nunca ir além dos 20%, para não drenar completamente a bateria do seu notebook.


3. Transporte com cuidado


Os notebooks foram criados para serem portáteis, mas, ainda assim, são equipamentos delicados que podem quebrar ao cair no chão ou bater em algum lugar. Portanto, cuidado ao transportá-los. Não carregue em bolsas e mochilas em que eles não estejam bem acondicionados. Prefira as mochilas para notebooks, que costumam ter um bolso acolchoado.


No carro ou no transporte público, evite deixar sua mochila com o notebook solta no banco. Uma freada brusca pode projetá-la ao piso e a queda vai causar danos no computador.


Outra opção é ter uma capa de proteção, para deixar longe a poeira e segurar pequenos impactos. Além disso, é importante guardar o computador em local seco, sem propensão a esquentar demais. E nunca pegue o notebook apenas pela tela.


4. Limpe corretamente


Cuidado ao escolher os produtos para limpar seu notebook. Para telas, utilize um pano de microfibra ou 100% algodão seco e passe com leveza em torno do display, para tirar a poeira. Se a tela estiver com marcas de gordura ou manchas em geral, vale deixar o pano levemente umedecido com água ou algum produto recomendado, de forma que ele não fique molhado. Não use nada que contenha amônia, pois pode deixar a tela do seu computador opaca.


Não é recomendado usar trapos de roupas usadas ou papel higiênico, por exemplo, porque eles podem riscar a superfície do computador.


Lembre-se de limpar as entradas e saídas de ar. Essas portas precisam estar livres para não sobrecarregar os componentes do notebook, que podem acabar danificados com o bloqueio do sistema de ventilação.


E não se esqueça: antes de começar a limpeza, certifique-se que seu notebook está desligado.


5. Atualizações regulares


Seu notebook precisa de atualizações regulares do sistema operacional e dos aplicativos instalados. Isso irá melhorar a performance e mantê-lo funcionando sem bugs. Os sistemas mais recentes já fazem isso de forma automática, quando o computador está em repouso.


Ainda assim, execute as ferramentas como Limpeza de Disco e Desfragmentação, pelo menos, uma vez por mês, se você usa o notebook para trabalhar. Procure por erros no disco e corrija se houver algum.


Configure o seu antivírus para baixar e instalar as atualizações automaticamente e faça varreduras semanais.


6- Sem refeições por perto


Por fim, algo óbvio, mas que acabamos descuidando no dia a dia: evite comer e beber perto do seu notebook. Mesmo que não ocorra um acidente grave, como derramar um copo de refrigerante inteiro no seu equipamento, até migalhas de comida ou gotas que se condensam do lado de fora do copo podem cair em aberturas do teclado e danificar componentes.


Com todos esses cuidados, o seu notebook poderá ter uma vida útil muito maior.


E se você precisa de um novo notebookvisite o Shoptime para conhecer marcas e modelos de todas as faixas de preços.


Para ver as melhores ofertas do dia, baixe o app do Shoptime e aproveite muitas vantagens na hora de comprar online os melhores produtos para você e sua casa.




1 de setembro de 2021
Café moído acumula alta de 13,21% em 12 meses Foto: Pexel s
27 de agosto de 2021
Decoração com plantas é tendência na pandemia  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Sabonete em barra é mais econômico e gera menos lixo  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Mega Feirão Chatuba traz ofertas para porcelanatos, pisos e revestimentos 
23 de agosto de 2021
Quartzo possui cores mais uniformes  Foto: Pexels
19 de agosto de 2021
Decoração com elementos naturais, como palha, madeira e plantas, está em alta  Foto: Divulgação
11 de agosto de 2021
A maquiadora Fernanda Gonçalves aposta em uma sombra rosa para compor o visual  Foto: Divulgação
10 de agosto de 2021
Folhas tendem a sofrer mais com temperaturas extremas  Foto: Pexels
5 de agosto de 2021
Custo do quilowatt-hora será de quase R$ 1 neste mês Foto: Pexels 
2 de agosto de 2021
Galpão self storage da empresa Guarde Perto, na Barra da Tijuca Foto: Divulgação 
Mais Posts