Segunda-feira, 11/11, é o Dia do Solteiro e de promoções no melhor estilo Black Friday
7 de novembro de 2019
AliExpress Foto: Reprodução
Assinado por: O Globo
Americanas.com e Aliexpress prometem um ‘Black Monday’ com descontos que podem chegar a 70% e 80%
RIO - Os consumidores sem compromisso e sem aliança na mão esquerda (ou direita) serão cortejados por duas gigantes do comércio virtual nesta segunda-feira (11), quando será comemorado o Dia do Solteiro. A chinesa Aliexpress e a Americanas.com vão fazer de tudo para chamar a atenção da turma que nunca se casou e a dos separados. O 11.11 promete ser uma prévia de gala da Black Friday, com descontos que podem superar a mega e tradicional promoção prevista para 29 de novembro.
Ken Huang, responsável pelas operações da Aliexpress na América Latina, já anunciou que os descontos no “Single Day” vão chegar a 70%, maiores que os oferecidos aos brasileiros na Black Friday. O executivo chinês garantiu ainda que o preço de produtos vendidos no dia 11 de novembro será o mais baixo do ano para aquele item.
Os cupons de desconto da Aliexpress poderão ser aplicados em produtos com preços já reduzidos. As promoções, no entanto, dependem dos sites parceiros que vendem seus produtos na AliExpress. A plataforma chinesa está monitorando os "carrinhos de compra" dos clientes brasileiros para saber os principais produtos desejados. Lideram a lista eletrônicos, como pulseiras conectadas, roupas, peças para carros, bicicletas e brinquedos. A previsão de entrega dos itens comprados é de 30 dias, ou seja, bem antes do Natal.
A Americanas.com está com uma estratégia ousada para enfrentar a AliExpress. Os oito milhões de itens do site vendidos diretamente da China estarão com 80% de desconto e frete grátis, no 11.11. Para seduzir os solteiros, a empresa garante que terá 1,8 milhão de marcas de produtos como smartbands, fones de ouvido, drones, perfumes, relógios, entre outros.
Fabio Abrate, CFO e diretor de Relações com Investidores da B2W Digital, afirma que os parceiros da Americanas.com selecionaram marcas exclusivas, produtos diferenciados e “ótimas condições” para a demanda no Brasil.
O 11/11 vai completar uma década este ano. Começou na China, em 2009, numa referência ao dia da Independência da China, um feriado anual não oficial, que virou também o Dia do Solteiro. A data acabou se transformando em um grande dia de compras online. Em 2009, as vendas chinesas geraram receitas de US$ 7,8 milhões. A cada ano, os internautas gastam bilhões de dólares comprando produtos nas maiores plataformas de comércio eletrônico da China. Estimativas de mercado mostram que, em 2018, o evento movimentou mais de US$ 53 bilhões em vendas. Neste ano, a cantora americana Taylor Swift vai comandar a contagem regressiva na véspera do evento.