Reaproveitar os alimentos ajuda a economizar no supermercado; veja receitas

22 de janeiro de 2021

Casca da banana pode ser usada em doces Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

Assinado por:  Stephanie Tondo

Cascas podem ser usadas em chás e bolos

O preço dos alimentos disparou nos últimos meses, com alta acumulada de 14,09% no ano passado, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE. Com isso, saber aproveitar todas as partes das frutas e verduras, como cascas, talos e folhas, é uma importante ferramenta para economizar nas compras de supermercado e feira, além de gerar menos lixo e ser bom para a saúde.

Especialista em nutrição esportiva, Vanessa Suaid afirma que as cascas dos alimentos podem ter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria polpa. As melhores opções para consumo são as cascas de batata inglesa, tangerina, laranja, mamão, banana, maçã, beterraba, melão, maracujá, abacaxi, goiaba, manga e abóbora. Além disso, também são ricos em nutrientes os talos de couve-flor, brócolis, espinafre, agrião e beterraba.

— É importante higienizar bem os alimentos para tentar aproveitar o máximo possível das frutas, legumes e verduras. Cascas, folhas e talos, que normalmente são descartados, concentram muitos nutrientes e podem ser utilizados de diferentes formas. A casca da laranja, por exemplo, tem tantos nutrientes quanto a polpa da fruta. É possível aproveitá-la e fazer uma geleia caseira, o que deve gerar uma economia em torno de R$ 20. As folhas da cenoura e da beterraba, por sua vez, são ricas em vitaminas A, B e betacaroteno, e podem ser refogadas, aproveitadas para fazer suco ou colocadas no arroz, incluindo mais nutrientes na refeição — aponta a nutricionista.

Integrante do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio, Vivian Marcelle conta que aprendeu a utilizar completamente os alimentos em 2018, quando o assunto foi tema da feira de ciências da escola de sua filha.

— Fiz doce de banana e suco de abacaxi com as cascas. Achei que ninguém fosse comr ou beber, mas foi um sucesso, não sobrou nada. Hoje em dia também faço pudim de pão, com o pão velho, e bolinho de arroz, com as sobras. Agora no verão vou fazer o sacolé de banana, já que eu não como a fruta quando está passada — diz Vivian.

Vanessa Suaid recomenda que antes de ir ao supermercado o consumidor se planeje, montando um cardápio de refeições para a semana. Segundo ela, nesse momento vale à pena pensar em como esses alimentos podem ser aproveitados em sua totalidade.

— Não adianta encher o carrinho de produtos que estão na promoção mas que ninguém gosta de comer. Ao organizar os cardápios por semana, o consumidor já tem em mente quais são os ingredientes necessários para as refeições dos próximos dias e pode observar com mais facilidade o que realmente está faltando para o preparo — ressalta.


Veja receitas para reaproveitar os alimentos


Sacolé de banana

Ingredientes:

- 3 bananas bem maduras

- 1 lata de leite condensado

- 1 xícara de leite

Bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogênea. Em seguida, coloque nos saquinhos e congele.



Casca de batata frita

Ingredientes:

- Cascas de batatas

- Azeite

- Pimenta do reino e sal


Ao usar batatas inglesas em alguma receita, lave bem as cascas em água corrente com uma escovinha de dente, e guarde depois de descascá-las. Seque bem as cascas e tempere com pimenta do reino e sal.

Preaqueça o forno a 200 ºC e distribua as cascas em uma assadeira, de preferência antiaderente, regadas no azeite. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos até que fiquem crocantes. Na metade do tempo, vire as cascas para que assem por igual.


Refogado de brócolis com talos e folhas

Ingredientes:

- 1 brócolis americano

- 2 dentes de alho

- Azeite

- Pimenta do reino e sal

Lave o brócolis em água corrente. Corte os talos em pedacinhos pequenos, assim como as folhas e as flores.

Pique o alho e refogue em uma frigideira com azeite até que fique dourado. Acrescente o brócolis picado e refogue até que os talos amoleçam. Acrescente o sal e pimenta do reino a gosto.


Doce de casca de banana com coco ralado

Ingredientes:

- Cascas de 12 bananas

- 2 xícaras de açúcar mascavo

- 1/2 xícara de água

- 1/2 xícara de coco ralado (melhor se for fresco)

- 2 colheres de sopa de farinha de trigo

- 1 colher de sopa de óleo de soja ou de coco

- 4 cravos ou uma colher de sopa de essência de baunilha (ou de coco)

Lave as cascas e coloque em uma panela com meia xícara de água. Deixe cozinhar até que fiquem macias, aproximadamente 10 minutos. Separe as cascas e guarde a água, coloque só as cascas dentro do liquidificador. Vá adicionando água até que vire uma pasta.

Coloque essa pasta em uma panela funda e acrescente o óleo, a farinha, o açúcar e os cravos ou a essência de baunilha. Leve a fogo baixo e mexa sem parar. O ponto certo é o mesmo de brigadeiro, quando estiver desgrudando do fundo da panela.

Coloque o doce em potinhos e acrescente o coco ralado por cima. Também é possível misturar o coco na pasta na hora do cozimento.
1 de setembro de 2021
Café moído acumula alta de 13,21% em 12 meses Foto: Pexel s
27 de agosto de 2021
Decoração com plantas é tendência na pandemia  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Sabonete em barra é mais econômico e gera menos lixo  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Mega Feirão Chatuba traz ofertas para porcelanatos, pisos e revestimentos 
23 de agosto de 2021
Quartzo possui cores mais uniformes  Foto: Pexels
19 de agosto de 2021
Decoração com elementos naturais, como palha, madeira e plantas, está em alta  Foto: Divulgação
11 de agosto de 2021
A maquiadora Fernanda Gonçalves aposta em uma sombra rosa para compor o visual  Foto: Divulgação
10 de agosto de 2021
Folhas tendem a sofrer mais com temperaturas extremas  Foto: Pexels
5 de agosto de 2021
Custo do quilowatt-hora será de quase R$ 1 neste mês Foto: Pexels 
2 de agosto de 2021
Galpão self storage da empresa Guarde Perto, na Barra da Tijuca Foto: Divulgação 
Mais Posts