Programas de fidelidade ajudam a economizar com delivery e refeições fora de casa

22 de fevereiro de 2021

Burger King lançou em fevereiro de 2021 seu programa de fidelidade Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo

Assinado por:  Stephanie Tondo

Antes da pandemia, era comum encontrar restaurantes que forneciam cartões de fidelidade aos clientes, em que um determinado número de refeições dava direito a um almoço grátis, por exemplo. Durante o período de isolamento social, essa estratégia para manter os clientes tem crescido nos aplicativos e sites próprios dos estabelecimentos, além das plataformas de entregas, como iFood e Rappi.

Neste mês, o Burger King lançou o Clube BK, em que os clientes acumulam pontos. Segundo dados da empresa, seus consumidores fiéis representam aproximadamente 15% da sua base de clientes totais e são responsáveis por mais de 50% de todo o seu volume. A identificação desses consumidores permitirá que a rede aprenda seus hábitos e preferências, além de aumentar sua personalização e oferecer recompensas e ofertas exclusivas para aumentar a sua fidelidade com a marca.

O Uber Eats também lançou em junho do ano passado um programa de fidelidade que premia consumidores com descontos e promoções em compras futuras, similar ao que já vinha sendo implementado pelo iFood.

Integrante do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio, Thaissa Wenky conta que costuma utilizar os programas de fidelidade desses dois aplicativos, e que consegue ter uma boa economia com isso.

— Ainda mais quando é um estabelecimento onde eu estou sempre comprando. Eu acabo ganhando a refeição que eu iria comprar de qualquer forma, ou até mesmo um desconto na próxima compra — afirma.

Veja onde a fidelidade garante descontos

iFood

O aplicativo de entregas passou a oferecer a possibilidade de restaurantes disponibilizarem aos clientes programas de fidelidade, em que após atingir um determinado número de pedidos, o cliente tem direito a descontos ou uma refeição grátis, por exemplo. Ao fazer a busca pelos restaurantes, o cliente deverá prestar atenção em uma tarja amarela abaixo do tempo de entrega, destacada com uma estrela. Aí estará a informação sobre fidelidade. Por exemplo: “Peça 3 vezes, ganhe R$ 20”.

Uber Eats

O usuário pode juntar pontos acumulando um número de pedidos em um restaurante ou somando o valor das compras feitas no local. Os critérios de pontuação são definidos por cada restaurante.

Os programas de fidelidade serão identificados no aplicativo com um diamante roxo. Para participar, o usuário deverá pedir seus pratos normalmente, e seguir as instruções do estabelecimento para ter acesso à recompensa.


Starbucks

Entre os benefícios para quem se cadastra no Starbucks Rewards estão uma bebida grátis no dia do aniversário do cliente, que poderá ser resgatada em até 30 dias. O programa permite subir de nível, acumulando estrelas, que são recebidas a cada compra feita utilizando um gift card registrado ou o app.

No nível Green, o cliente tem direito ainda a dose adicional de café expresso em cada uma das bebidas compradas, além de um café expresso grátis ao comprar um pacote de café (250g)

Já no nível Gold, que é o mais alto, o cliente tem direito, além dos benefícios dos demais níveis, a uma bebida grátis a cada 12 estrelas acumuladas.

Para se cadastrar, basta criar uma conta em www.starbucks.com.br/account/signup. É preciso baixar o app. Por meio dele, o cliente pagará suas compras nas lojas Starbucks e poderá consultar suas estrelas e recompensas, além de verificar o saldo do seu Starbucks Card.

Dentro do território brasileiro, o cliente poderá recarregar seu Starbucks Card usando formas de pagamento convencionais aceitas em lojas, como cartão de crédito, cartão de débito ou dinheiro, ao comparecer a qualquer das lojas participantes ou pela internet, no website starbucks.com.br ou através do app Starbucks Brasil. O cliente não poderá carregar mais que R$ 200. A quantia mínima é R$ 10.

Burger King

O Burger King lançou este mês o seu programa de fidelidade, disponível em todo território nacional, integrado com todos os canais digitais da marca (app, totens de autoatendimento e, em breve, delivery próprio) e nas lojas físicas.

O Clube BK irá funcionar como um programa de acúmulo de pontos e resgate em produtos grátis ou descontos, onde cada R$ 1 real comprado é convertido automaticamente em 1 ponto. Ao se cadastrar no aplicativo oficial da marca, o cliente consegue acumular pontos comprando pelos canais digitais, como app e totens, ou informando seu CPF em lojas participantes. Para resgatar os prêmios, os consumidores podem consultar as lojas participantes diretamente no aplicativo, escolher seu produto e gerar um QR Code, que deverá ser apresentado ao atendente ou nos totens de autoatendimento.

Madero

O Madero Cashback é um programa de fidelidade que fornece créditos retornáveis para consumo no Madero. Os créditos são acumulados durante uma ou mais visitas nos restaurantes participantes e, uma vez resgatados, podem ser utilizados como desconto sobre o valor total na sua próxima consumação.

Há quatro níveis de fidelização. O primeiro, White, é para clientes com consumação de até R$ 299,99 nos últimos 6 meses. Não acumula crédito. O segundo, Blue, para clientes com consumação entre R$ 300 e R$ 899,99 nos últimos seis meses, que acumulam 3% de créditos retornáveis sobre o valor total da compra.

No nível Green, clientes com consumação entre R$ 900 e R$1.899,99 nos últimos seis meses acumulam 5% de cashback sobre o valor total da compra. Já no nível Black, clientes com consumação acima de R$ 1.900 nos últimos seis meses recebem cashback de 10%.

O cadastro gratuito pode ser feito em fidelidade.grupomadero.com.br.

Nespresso

Todos os membros do clube Nespresso & You têm direito a frete grátis para todos os pedidos a partir de R$ 50. Há três níveis de fidelidade: Conoisseur, Expert e Ambassador. No primeiro, para membros de 0 a 4 anos com registro ativo na Nespresso ou com o consumo de 10 a 390 cápsulas por ano, o cliente ganha ainda degustações, aulas, e assinatura com crédito extra.

Já no nível Expert (membros de 4 a 8 anos com registro ativo na Nespresso ou com o consumo de 400 a 790 cápsulas por ano), o consumidor também tem direito a um suporte para cápsulas e vendas exclusivas. Clientes nível Ambassador (membros com registro ativo há mais de 8 anos ou com consumo acima de 800 cápsulas por ano) recebem ainda acesso a eventos, assessoria especializada da Nespresso, e um presente no dia do aniversário da assinatura.

É possível se cadastrar em bit.ly/2NQqRB4.

Dolce Gusto

Ao se cadastrar no site Dolce Gusto, o cliente terá benefícios exclusivos, incluindo o programa de Pontos de Fidelidade. Sempre que comprar uma caixa de cápsulas, o cliente receberá um código, que será revertido em pontos. Por exemplo, 10 cápsulas valem 5 pontos, 16 valem 10 pontos e 30 cápsulas, 15 pontos. Na caixa Do Seu Jeito, 50 cápsulas valem 50 pontos, e 100 cápsulas valem 100 pontos.

A cada 220 pontos, o cliente poderá resgatar uma caixa de cápsulas do sabor de sua preferência.

Para cadastrar este código, basta acessar a conta em www.nescafe-dolcegusto.com.br, com o login e senha registrados, clicar na opção “Meu Bônus” e em seguida preencher o código no campo “Entre com o cupom”.

Brou

No restaurante Brou, no Flamengo, Zona Sul do Rio, a cada três pedidos feitos no aplicativo próprio do estabelecimento, o cliente ganha R$ 10 de desconto no quarto pedido.

O app do restaurante também oferece descontos exclusivos para os clientes cadastrados. Também é possível fazer os pedidos em www.broudelivery.com.br.

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