Preparar drinks em casa pode representar economia de 70%; veja receitas
31 de outubro de 2020
Bebidas destiladas são as que apresentam maior variação de preço entre as preparações em casa e em bares Foto: Felipe Gombossy
Assinado por: Letycia Cardoso
Além de aproveitar ofertas de bebidas alcoólicas nos mercados, também é possível escolher as frutas da estação para acrescentar às receitas
Sem poder sair por causa da pandemia, a solução de lazer encontrada por muitos brasileiros foi começar a beber em casa mesmo. Em abril, por exemplo, o clube de assinaturas de vinhos Wine teve 40% mais captações de sócios do que no mês anterior. Os mercados também notaram crescimento das vendas: no Mundial, as cervejas tiveram um acréscimo de 15%, com destaques para as artesanais. Mesmo com a reabertura dos bares, manter o hábito de preparar as bebidas no próprio domicílio pode levar a uma economia de até 70%.
O barman Rafael Orsa, de 29 anos, do Néctar Carioca, afirma que drinks preparados em casa saem por, pelo menos, um terço do valor em festas e restaurantes. A única desvantagem, em sua opinião, é não ter tantas opções disponíveis.
— Se você for beber drinks que usem o mesmo tipo de bebida alcoólica até a garrafa terminar, por exemplo vodka, cachaça ou gin, com certeza fica mais barato. No bar, a experiência que o cliente tem ao ver a performance do barman montando o drink agrega valor, deixando o produto mais caro — explica.
Orsa ainda diz que é possível comprar equipamentos e bebidas alcoólicas no Mercado Municipal do Rio Cadeg a um valor mais acessível. O integrante do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio, Gilberto Carneiro, de 52 anos, conta que sempre preferiu comprar vinhos em mercado a tomar a bebida em restaurantes:
— Faço isso até quando viajo. Principalmente no exterior! Eu e meu marido gostamos de beber no jantar. Nessa quarentena, aprendi a cozinhar o básico e passamos a economizar também deixando de pedir delivery.
As bebidas destiladas são as que saem mais caras quando consumidas fora de casa, segundo Haroldo Monteiro, coordenador do MBA de finanças na Universidade Veiga de Almeida (UVA). Ele calcula que preparar seus próprios drinks gera uma redução de até 70%, dependendo do bar ou balada, da localização e da fama do lugar — fatores que influenciam nessa variação.
— O consumidor precisa estar atento a promoções que muitos supermercados e hipermercados fazem. Muitas delas são bem interessantes porque fazem com que o preço da bebida que ele consome esteja ainda mais baixo — considera Monteiro: — Se o consumidor não for muito fiel a uma só marca, pode aproveitar os diversos tipos de ofertas. Também é possível economizar comprando frutas da estação, caso o gosto seja mais para caipirinha.
Faça em casa
Receita de Gin Tônica, por Rafael Orsa:
*Colocar o gelo para resfriar a taça;
*50 ml de Gin Tanqueray;
*Um dash de limão siciliano;
*Completar com água tônica de limão;
*Dar uma leve mexida nos ingredientes;
*Meia rodela de limão siciliano e um ramo de alecrim para decorar e aromatizar o drink;
Receita de Whiskey Sour:
*50 ml de Whisk Bourbon Jack Daniels;
*Sumo de meio limão siciliano (que pode ser substituído pelo Taiti);
*Uma colher de chá de açúcar;
*Meia clara de ovo;
*Bater todos os ingredientes vigorosamente em uma coqueteleira com gelo até formar uma espuma e dar textura ao coquetel. Servir em um copo baixo.
*Para decorar, pode ser usado uma cereja junto à meia rodela do limão.
Nas preparações, é importante ter atenção à qualidade e à higienização de todos os insumos para não haver algum tipo de infecção.