Mais tempo em casa? Clubes de empresas de luz e telefonia dão descontos e brindes a clientes
1 de abril de 2020
Assinado por: Camilla Muniz
Com alta no consumo na quarentena, planos de concessionárias podem ser alívio no orçamento
RIO - Com todo mundo em casa por mais tempo — muitos, inclusive, trabalhando remotamente — desde que a circulação de pessoas passou a ser restrita para contenção da Covid-19, é natural que o consumo de luz, telefone e internet aumente. Que tal se beneficiar dessas despesas para economizar? Concessionárias de energia elétrica e operadoras de telefonia oferecem a seus clientes clubes de vantagens, por meio dos quais é possível obter abatimento no valor da fatura cobrada pelo fornecimento do serviço, descontos em compras e recompensas proporcionadas pelo acúmulo de pontos.
A adesão a programas de relacionamento geralmente é gratuita. Apesar disso, ainda há clientes que desconhecem as iniciativas e não aproveitam os benefícios. A Light, por exemplo, distribui energia para mais de dez milhões de pessoas em 31 municípios do estado do Rio, mas apenas 24.864 estão cadastradas no clube de vantagens, segundo informações da empresa. Na Vivo, são 28 milhões de participantes do programa da operadora, informou a companhia, que é líder de telefonia móvel no Brasil, com mais de 74,7 milhões de linhas, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
eja, abaixo, como funcionam os clubes de vantagens de Enel, Light, Vivo, Claro e Tim e saiba o que fazer para começar a poupar.
Enel
O cliente que participa do Clube de Vantagens Enel acumula pontos à medida em que faz compras online nos mais de três mil estabelecimentos parceiros, como restaurantes, lojas de departamento e farmácias. Os pontos se transformam em descontos na conta de luz ou em resgate de produtos e serviços em varejistas conveniados — Centauro, Magazine Luiza, Netshoes, Carrefour, Booking.com e Saraiva são alguns exemplos.
Para participar do programa de benefícios da Enel, é preciso ser cliente residencial e estar com as contas de luz em dia. O cadastro é gratuito e feito pelo site da empresa. Moradores do estado do Rio devem fazer a adesão aqui. No Ceará e em Goiás, também é possível usufruir do clube de vantagens.
Light
O Cliente Light Tem Mais é destinado a todos os clientes com os pagamentos à companhia em dia. Basta se cadastrar gratuitamente no site do programa, usando os três primeiros dígitos do CPF do titular da conta e o número de cliente que vem na fatura de energia elétrica. A partir daí, já é possível começar a acumular pontos para trocar por benefícios.
Os pontos são obtidos em compras online feitas na rede credenciada, que oferece descontos exclusivos para cadastrados no clube. As aquisições devem ser realizadas pelos links disponíveis na página eletrônica da Light, que redirecionam o usuário para as lojas virtuais dos estabelecimentos parceiros. Caso contrário, não ocorre a validação dos pontos. O saldo acumulado pode ser usado para resgate de produtos, ingressos de espetáculos e créditos em postos de combustíveis e aplicativos de mobilidade urbana, entre outros prêmios.
Vivo
O Vivo Valoriza concede descontos em meias-entradas na rede Cinemark e experiências gastronômicas, além de benefícios na compra de games e em serviços de petshop, entre outras vantagens. Todo mês, os clientes recebem um cardápio de prêmios personalizado, para que uma recompensa seja escolhida. Quanto mais o Vivo Valoriza é utilizado, mais os prêmios ficam compatíveis com o gosto pessoal do usuário. Entre os bônus, estão pacotes de internet, diárias de roaming, garrafas de vinho e ingressos para shows e pré-estreias de cinema.
Qualquer pessoa física que possua produtos Vivo Pós, Vivo Controle, Vivo Fixo, Vivo TV e Vivo Internet é cadastrada automaticamente no programa, de maneira gratuita. A categoria de cada cliente (Silver, Gold, Platinum e V) é estipulada com base nas faturas de todos os produtos e serviços da operadora ativos no mesmo CPF. Para conferir essa informação e resgatar brindes, é preciso acessar o aplicativo Meu Vivo.
O clube de vantagens também permite a obtenção de recompensas classificadas como "Resgastes inesquecíveis", que se referem a entradas para festivais e hospedagens em hotéis, por exemplo. Já os "Resgates relâmpagos" são promoções de curta duração. Até o fim da quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus, o Vivo Valoriza disponibilizará a aba "Fique em casa" dentro do aplicativo Meu Vivo, com benefícios em delivery de restaurantes e compras online, além de descontos em livros na Livraria Cultura.
Claro
O Claro Clube permite que cliientes de serviços móveis e residenciais pós-pagos juntem pontos e os troquem por benefícios nos pacotes de televisão por assinatura, streaming de vídeo e internet oferecidos pela empresa. O clube de vantagens também dá acesso a descontos em restaurantes e lojas online, como Netshoes, Natura e Evino.
O cadastro no programa é feito pelo site da operadora, assim como os resgastes de prêmios.
Tim
Clientes do segmento pós-pago podem usufruir do Tim Pra Mim, que oferece sorteios, descontos e vantagens em empresas parceiras, como lojas online, restaurantes e companhias aéreas. Duo Gourmet, Open English, Shopclub Electrolux, Grow e Giuliana Flores são exemplos de conveniados.
Não é necessário se cadastrar para ter acesso ao programa: basta acessar a área reservada ao clube dentro do aplicativo Meu Tim, selecionar o benefício desejado e fazer o resgate.