Mais por menos: saiba como economizar na compra de cerveja

18 de janeiro de 2020

Foto: Bruno Kaiuca

Assinado por:  Camilla Muniz


Especialista na bebida dá as dicas para gastar menos

Verão pede uma cerveja gelada, e beber no conforto do lar é uma alternativa mais barata a sair para bares. Seja para consumo individual no dia a dia, para dar um refresco após a jornada de trabalho, ou para festas e churrascos em casa com convidados, a compra da bebida pode ser feita de forma econômica. O primeiro passo é pesquisar bastante os preços, até mesmo em estabelecimentos menos óbvios, indica o sommelier de cervejas Gustavo Renha:

— Além dos supermercados, é preciso ver as lojas de conveniência. Muitas ficaram com sobras do estoque para o Natal e estão fazendo várias promoções. Isso costuma acontecer após datas comemorativas. E também há os depósitos de bebidas. Comprando em grande quantidade, a pessoa ainda pode conseguir desconto, dependendo da política de venda do comerciante.

Veja também:

Quem quer economizar deve dar preferência à cerveja em lata, mais barata do que a versão engarrafada — na comparação entre embalagens de mesma capacidade. Segundo Renha, isso se explica pelo custo maior do vidro em relação ao alumínio. Além disso, a lata diminui o contato da bebida com a luz, o que preserva a qualidade do líquido.

Chope é opção para festas

Ao organizar uma recepção de convidados em casa, é interessante comprar a cerveja considerando três litros por pessoa.

— Cada um tem seus próprios hábitos de consumo. É besteira e machismo achar que mulher bebe menos do que homem. Mas, usando esse cálculo, dá para atender todos, porque uns vão beber mais que três litros, e outros, menos — afirma o especialista.

Para eventos com muita gente, vale a pena avaliar a possibilidade de comprar um barril de chope em vez de cerveja. De acordo com Gustavo Renha, o chope é mais puro e tende a "descer mais fácil". Por isso, proporciona maior sensação de saciedade.

— Hoje, várias fábricas oferecem o serviço do aluguel do barril. Sai mais barato, dependendo do grupo que será reunido, porque não tem o custo das latas ou das garrafas. A pessoa contrata e recebe tudo em casa. Depois do evento, a empresa faz a retirada do equipamento — diz.

Leia ainda:

Em caso de sobras, é preciso prestar atenção à validade da bebida. Após a abertura do barril, o chope deve ser consumido dentro de 15 dias. Já garrafas e latas fechadas podem ser armazenadas por até seis meses decorridos da data de fabricação. A maneira correta de guardá-las é longe da luz e do calor, sempre na posição vertical, não importa se na geladeira ou no armário.

Essa recomendação também precisa ser seguida por quem compra cerveja em boa quantidade nas promoções e estoca para consumo, o que é uma boa estratégia para gastar menos.

— Quanto mais fresca, mais saborosa é a cerveja. Quem é fã de várias marcas, além da quantia a ser paga, deve considerar a validade da bebida na hora da compra. A que tiver com o prazo mais longo é a melhor para consumir — ensina o sommelier.

Artesanais com preços em conta

Adquirir cervejas artesanais com preços em conta é possível. A dica é comprar direto da fábrica, onde geralmente há uma loja que realiza a venda para pessoas físicas. Outra tática é buscar bares especializados e levar a bebida para casa em um growler. Trata-se de uma garrafa de vidro ou plástico, reutilizável, com capacidade de um ou dois litros, própria para o armazenamento de cerveja.

— Cerca de 90% dos bares de cervejas artesanais do Rio enchem growler. O preço do litro é bem mais vantajoso do que o de um copo de 300 mL — diz Gustavo Renha, lembrando que, nesses casos, a pessoa deve se informar no bar sobre o prazo de validade da bebida. O growler, em geral, pode ser comprado no próprio estabelecimento.
1 de setembro de 2021
Café moído acumula alta de 13,21% em 12 meses Foto: Pexel s
27 de agosto de 2021
Decoração com plantas é tendência na pandemia  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Sabonete em barra é mais econômico e gera menos lixo  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Mega Feirão Chatuba traz ofertas para porcelanatos, pisos e revestimentos 
23 de agosto de 2021
Quartzo possui cores mais uniformes  Foto: Pexels
19 de agosto de 2021
Decoração com elementos naturais, como palha, madeira e plantas, está em alta  Foto: Divulgação
11 de agosto de 2021
A maquiadora Fernanda Gonçalves aposta em uma sombra rosa para compor o visual  Foto: Divulgação
10 de agosto de 2021
Folhas tendem a sofrer mais com temperaturas extremas  Foto: Pexels
5 de agosto de 2021
Custo do quilowatt-hora será de quase R$ 1 neste mês Foto: Pexels 
2 de agosto de 2021
Galpão self storage da empresa Guarde Perto, na Barra da Tijuca Foto: Divulgação 
Mais Posts