E vamos botar água no feijão! Veja como fazer o prato render mais
20 de abril de 2021
Variar o preparo do feijão pode fazer o prato render mais
Foto: Márcio Alves / Agência O Globo
Assinado por: Stephanie Tondo
O consumidor já sentiu que o tradicional arroz com feijão está mais caro no bolso, assim como outros grãos, como a lentilha e o grão de bico. Nos últimos 12 meses, o grupo "Cereais, leguminosas e oleaginosas" já registra alta acumulada de 53,76%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março.
Para economizar, variar o preparo do feijão pode fazer o prato render mais. Essa é uma das estratégias de Izaura Alice, integrante do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta" — plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.
— Às vezes faço um mexido de feijão com couve, alho, cebola e linguiça. No preparo, cozinho o feijão de uma única vez, dividindo em pequenas porções e congelando pra não ter risco de estragar. Às vezes uso o que sobra para preparar uma sopa de feijão. Também deixei de ser fiel a uma marca específica e sempre fico de olho em promoção — afirma.
Já a nutricionista Vanessa Suaid recomenda que o consumidor busque engrossar o molho. Para isso, basta tirar um pouco do feijão já cozido, cerca de uma concha, amassar bem os grãos e, em seguida, devolvê-lo à panela.
— Outra opção também seria engrossar o feijão aguado acrescentando uma mistura de água com amido de milho, ou até mesmo farinha de trigo — ensina Vanessa, que também sugere usar a criatividade para cozinhar novos pratos.
Por exemplo, o tuto de feijão, feito com farinha de mandioca, ajuda o alimento a render mais.
— Pode ser feito com a sobra do feijão, acrescentando couve e bacon. Outra dica para usar a sobra de feijão é fazer uma sopa, misturando o feijão com carne e alguns legumes.
Para quem prefere o feijão carioca, uma alternativa é acrescentar tomate ao molho, para acrescentar consistência e nutrientes.
Há, ainda, a opção do feijão de coco, tradicional do estado de Pernambuco, principalmente na época da Páscoa. Na receita, o feijão carioquinha cozido é batido no liquidificador com um refogado de tomate, pimentão e coentro, e depois cozido novamente com leite de coco.