Deixar a cozinha de cara nova não precisa custar caro; veja como economizar
16 de novembro de 2020
Organização deixa o ambiente mais agradável Foto: Pexels
Assinado por: Stephanie Tondo
Adesivos, prateleiras e organização ajudam a transformar o ambiente
Para muitas famílias, a cozinha é o cômodo mais usado da casa. E, mesmo assim, costuma ser um dos mais negligenciados na hora de reformar e redecorar. Mas com algumas mudanças simples, é possível deixar o ambiente de cara nova sem gastar muito.
— Minha dica é optar pela personalização de alguns itens. Um exemplo disso é renovar a cozinha mudando alguma parede, geladeira ou armário utilizando adesivos, papel de parede ou até mesmo papel contact, que são materiais baratos, dão uma cara nova e você pode personalizar do jeito que quiser. Outra dica é reutilizar potes de conserva para guardar alimentos. É possível pode pintá-los ou até mesmo fazer etiquetas de identificação para eles — ensina Thaissa Wenky, integrante do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.
Para a arquiteta Liz Marina Moreira, do Estúdio Casa70, ter planejamento é fundamental para identificar as mudanças que precisam ser feitas e utilizar bem o orçamento. Caso a família deseje fazer uma pequena reforma, isso é ainda mais importante.
— É necessário verificar quais são as necessidades e as prioridades, desse modo conseguem definir o passo a passo das modificações. Se houver troca ou necessidades de novos pontos de elétrica e hidráulica, o ideal é começar por eles, juntamente com a troca dos revestimentos. Pois é uma etapa que demanda tempo, poeira e gera entulho.
Já para quem deseja mudar o espaço sem investir tanto tempo e dinheiro, começar pela organização é uma boa estratégia. Colocar os alimentos em potes transparentes evita o surgimento de insetos, facilita a rotina e ainda contribui para um ambiente mais agradável visualmente.
Nichos, prateleiras e caixas organizadoras também podem ser usados para deixar os espaços das bancadas e pias mais livres.
Veja dicas para renovar a cozinha
Observe o que está quebrado ou desgastado
A substituição de um item quebrado ou em mau estado pode fazer toda a diferença para a aparência da cozinha. Para evitar gastar muito, é possível trocar apenas as portas dos armários, encomendando portas novas em marcenarias, ou até mesmo substituí-las por cortinas. Outra opção é pintar o móvel ou cobrí-lo com adesivos ou papel contact.
Invista em prateleiras e organizadores
Caso não tenha espaço suficiente nos armários para guardar mantimentos ou louças, evite deixar os itens espalhados pela cozinha ocupando o espaço das bancadas. Invista em prateleiras, que otimizam o espaço vertical da cozinha, e são mais baratas que armários. Organizadores de utensílios com ganchos para pendurar os objetos também são uma alternativa.
Use adesivos
Existe uma grande variedade de adesivos no mercado para geladeiras e paredes, por exemplo, que podem ajudar a transformar o ambiente.
— Vale a pena para quem busca uma alternativa rápida e com baixo custo. Quanto aos cuidados na escolha, é importante verificar se são adesivos laváveis, portanto, resistentes ao contato com a água, primeiramente. E também existem alguns com tratamento antichama, caso a aplicação seja próxima ao fogão — afirma a arquiteta Liz Marina Moreira.
Abuse das cores
O uso de cores pode ajudar a deixar a cozinha mais alegre e de cara nova. Tapetinhos e panos de prato coloridos são um primeiro passo, assim como os utensílios de cozinha. Prateleiras coloridas também são uma boa forma de adicionar pontos de cor ao ambiente. Para quem puder investir mais e tiver espaço para uma mesa de jantar, cadeiras coloridas são uma boa opção.