Black Friday: vendas on-line devem crescer 77% este ano, estima associação; confira algumas promoções
17 de novembro de 2020
De olho nas vendas da Black Friday, o Magalu ampliou o número de centros de distribuição Foto: Arquivo
Assinado por: Extra
Num ano em que o e-commerce ganhou maior destaque, varejistas estão apostando todas suas fichas nas vendas on-line durante a Black Friday. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima um crescimento de 77% nas vendas pela internet, entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O Magalu, por exemplo, que já tinha uma estratégia multicanal, reforçou os estoques, fez ajustes na logística e ainda vai realizar um megashow, com transmissões pela TV e pela internet, para entreter os clientes e apresentar seus produtos.
Esta é a segunda vez em que a rede de varejo apresenta o show "Black das Blacks Magalu". Este ano, a estrutura está mais robusta: a apresentação será de Luciano Hulk e Taís Araújo, com a presença dos convidados: Anitta, Zé Neto e Cristiano, Dilsinho e Barões da Pisadinha.
O elenco ainda conta com dupla Fabiana Karla e Jonathan Azevedo, divulgando os merchans; as influenciadoras Pequena Lô, Thainara OG, Fut Paródias, Laura Brito; e dançarinos e modelos que vão fazer uma performance artística ao som das cantoras Glória Groove e Karol Conká.
Viu isso? Pix: vídeo mostra tudo que você precisa saber sobre essa modalidade de pagamento
O evento, com liderança artística de Boninho, terá duas horas de duração, sendo transmitido ao vivo no dia 26 de novembro, a partir de 22h30, no Multishow, na Globo.com e no Globoplay, além de nos canais de YouTube Música e Humor, do Multishow.
Os telespectadores da TV aberta também poderão conferir trechos dos shows nos intervalos de "The Voice Brasil" e do "Que História É Essa, Porchat?".
A diretora de Marketing do Magalu, Ana Paula Rodrigues, revela ainda que pequenos e médios empreendedores parceiros da varejista, que usam a plataforma de marketplace, terão espaço para contar suas histórias e mostrar seus produtos para o Brasil inteiro.
Além dos descontos que já estão no site desde 1º de novembro, o show reservará ofertas exclusivas, com abatimentos de até 80%.
— Não temos só eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Os produtos do Magalu vão muito além, e o consumidor vai ver essa diversidade no show. Fizemos todos os preparativos para os canais digitais não ficarem congestionados e aguentarem a alta demanda, e também para que os clientes recebam seus produtos de maneira muito rápida — afirma Ana Paula.
Moda
O segmento de moda também está com ofertas expressivas. A Honey Be, maior e-commerce de moda fitness do Brasil, vai oferecer descontos de até 80% em produtos da própria marca no dia 27 de novembro, por meio do site www.honeybe.com.br.
Em 2019, 60% do estoque da Honey Be foi vendido em menos de dois dias, durante o período de campanha do Black Friday. A expectativa para este ano, mesmo num cenário de crise, é quadruplicar as vendas, graças ao projeto Honey Be Parceiros, lançado em maio deste ano, que permite que pessoas se cadastrem para vender produtos da empresa por meio de uma loja virtual.
No ambiente digital da Renner, tanto no site quanto no app, as promoções acontecem de 1º a 30 de novembro, com diferentes mecânicas ao longo do mês e descontos que podem chegar a 80%. O cliente que utilizar o Cartão Renner ou o Meu Cartão terá 60 dias para o pagamento da primeira parcela. Além disso, a empresa oferece frete grátis para compras de qualquer valor efetuadas pelo App e para as compras acima de R$99 feitas pelo site.
Livros
Com a diminuição de pontos físicos e com as escolas ainda fechadas, a Colli Books tem incentivado a compra virtual e buscado agilizar a entrega. Na Black Friday, em compras acima de R$ 200 no site da Colli Books, o cliente receberá um e-book da editora de brinde.
Fique por dentro: Pix: vídeo mostra tudo que você precisa saber sobre essa modalidade de pagamento
Dia a dia
A Black Friday também será uma oportunidade para comprar itens básicos, como alimentos, produtos de higiene pessoal e remédios, mais baratos e sem sair de casa.
As redes Extra e Pão de Açúcar resolveram antecipar a Black Friday este ano: no e-commerce alimentar (www.clubeextra.com.br e www.paodeacucar.com.br) e nos aplicativos (Clube Extra e Pão de Açúcar Mais), as ofertas já começaram a valer desde terça-feira passada (dia 10).
As categorias com desconto são as usualmente mais vendidas no período, como fraldas, itens para pet e bebidas alcoólicas. Uma garrafa de um litro do Whisky Escocês Johnnie Walker Black Label 12 Anos, por exemplo, que custava R$ 219,99, pode ser comprada por R$ 143,99.
Durante a pandemia, as vendas on-line do SuperPrix aumentaram 50%, e mesmo com a flexibilização, o e-commerce continua com um número muito superior, se comparado ao mesmo período do ano passado. Para a Black Friday, a rede já preparou grandes promoções , tanto para as lojas físicas, quanto para o e-commerce. Por isso, a expectativa é que as vendas sejam em torno de 40% superiores às de anos anteriores.
Já na Drogaria Venâncio, a ação tem início nesta quinta-feira (dia 19), com ofertas de até 50%. Os descontos valerão tanto nas 89 lojas físicas e no televendas (21-3095-1000), quanto no site (www.venancio.com.br), no app, no Compre e Retire, no Rappi ou pelo WhatsApp.
No site da Natura, é possível usufruir de promoções de até 60% em itens selecionados e frete grátis para aquisições com valores superiores a R$ 99. As compras ainda podem ser parceladas em seis vezes sem juros. O kit com dois oléos Seve de 200ml, por exemplo, baixou de R$ 149,80 para R$ 74,80.